09/08/2024
Em uma sociedade globalizada, ser fluente em inglês é uma habilidade indispensável. Cada vez mais, as vagas de emprego têm essa exigência como requisito básico. E não é apenas o mercado de trabalho que está mais exigente, mas as formas de se relacionar no mundo também pedem a compreensão de uma linguagem considerada universal.
Ouvir, falar, escrever e ler em inglês são habilidades que podem ser desenvolvidas com maior ou menor dificuldade, dependendo da fase da vida, já que crianças e adultos aprendem de formas diferentes. O objetivo de cada aula muda conforme a idade do aluno.
Inglês para adultos
As aulas para adultos têm como foco a gramática, construção de vocabulário e desenvolvimento de comunicação oral e escrita. Cada pessoa chega com necessidades específicas, e as aulas são montadas para atender a cada uma.
Em comparação com os pequenos, os adultos têm capacidade cognitiva mais avançada, o que permite um aprendizado mais complexo. É por isso que os cursos são mais intensos e focados em aspectos específicos. Ainda assim, a infância é um momento especial para esse tipo de aprendizado.
Benefícios do aprendizado de inglês para crianças
A mente das crianças é muito receptiva ao aprendizado de idiomas. Nessa fase da vida, o cérebro está em constante desenvolvimento cognitivo e absorve grande volume de informações.
Para crianças, é necessário que o ensinamento seja lúdico e envolvente. Assim, será mais fácil garantir a atenção dos pequenos. Nessa fase da vida, o foco é desenvolver a compreensão auditiva e a capacidade de comunicação oral. Para isso, são utilizadas atividades interativas como jogos, músicas, histórias e brincadeiras.
Os cursos de inglês para crianças se concentram menos em gramática e aspectos técnicos, como são as aulas para adultos. De modo geral, os encontros são mais curtos e o ambiente é descontraído e agradável.
Existe algum problema em aprender inglês na infância?
Pais e cuidadores podem ter dúvidas sobre propor aulas de inglês durante a infância. Geralmente, isso acontece pelo medo de atrapalhar o aprendizado de português, confundindo a cabeça da criança com dois idiomas diferentes.
No entanto, especialistas afirmam que não existe mal algum nisso. Pelo contrário, essa é uma forma de estimular o cérebro e fazer com que a criança se torne fluente mais rápido. Se um bebê for exposto a mais de uma língua além da materna, ele chegará aos cinco anos de idade bilíngue.
Para desenvolver essa habilidade o quanto antes, conte com a OK Idiomas, que oferece aulas para crianças a partir dos quatro anos de idade. Os conteúdos e habilidades são pensados para cada fase da infância. Para saber mais detalhes, entre em contato com a equipe.